Senac realiza evento para debater inclusão da pessoa com deficiência intelectual e múltipla
26 agosto, 2020Com base na Lei nº 13.585/2.017, entre os dias 21 e 28 de agosto é comemorada a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Para discutir o assunto, o Senac realiza webconferências junto aos coordenadores, docentes e a Comissão Permanente de Acessibilidade, onde são tratados assuntos sobre a importância do Plano de Desenvolvimento Individual do Estudante, entre outras temáticas relacionadas à inclusão.
Trata-se de uma semana de grande relevância para conscientizar a importância da inclusão na educação. Um dos princípios da inclusão parte dos direitos de todos à educação, independente das diferenças individuais.
A supervisora psicopedagógica do Senac Pernambuco, Cassia Monteiro, destaca que o Senac Pernambuco sempre adequa sua estrutura para receber os estudantes de forma inclusiva, desde a acessibilidade arquitetônica aos recursos pedagógicos.
Assim, a partir das discussões travadas ao longo da semana, o Senac estabeleceu como meta, a curto prazo, instalar programas de acessibilidade em todos os computadores dos laboratórios e bibliotecas das unidades do Estado. “Estamos renovando as instalações nos novos equipamentos de softwares que, através de síntese de voz, permitem que pessoas com deficiência visual utilizem o computador com autonomia”, destaca Cássia Monteiro.
Acessibilidade
E as iniciativas não param por aí. O Senac já vem há tempos adotando medidas de inclusão social que contemplam funcionários e alunos. Entre elas, podemos citar o projeto de investimento na educação dos colaboradores: o Programa Capacita Senac. Através desta iniciativa, cerca de 30 colaboradores, de diversos cargos e setores, já fizeram o curso de Libras – Língua Brasileira de Sinais.
A coordenadora de Desenvolvimento de Pessoas da GRH, Táfinis Fernandes, diz que o Senac é uma instituição de ensino que tem importante papel na disseminação de práticas de vanguarda. Exemplo disso é que “o aluno com deficiência, ao fazer sua matrícula na Central de Atendimento Senac (CAS), ou em qualquer unidade, sinaliza suas necessidades e a gente faz a adaptação. A instituição procura construir a sua história em sintonia com as exigências e necessidades de mercado”.