Sistema Fecomércio/Sesc/Senac celebra formatura das primeiras turmas do programa Embarque Digital

22 fevereiro, 2024

Dos 134 concluintes do programa, 88 foram formados pela Faculdade Senac PE

As primeiras turmas do programa Embarque Digital, iniciativa resultado da parceria entre a Prefeitura do Recife, Porto Digital, Sistema Fecomércio/Sesc/Senac PE e algumas instituições de ensino da RMR, celebraram a conclusão do curso em evento no Mirante do Paço, na última terça-feira (20). Foram 134 estudantes concluintes. Deste número, 88 são do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) da Faculdade Senac Pernambuco, uma das principais instituições de educação superior a fazer parte do programa.

O evento contou com a participação do presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac PE, Bernardo Peixoto; do prefeito do Recife, João Campos; do secretário de Educação do Recife, Fred Amâncio; do presidente do Porto Digital, Pierre Lucena; do cientista e um dos fundadores do Porto Digital, Silvio Meira; do CEO da empresa Accenture, Luís Fernando Silva; além dos representantes da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e do Centro Universitário Tiradentes (Unit), que também integram o Embarque Digital. Familiares e representantes das instituições envolvidas também acompanharam a formatura.

Durante a solenidade, o presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac PE, Bernardo Peixoto, externou a satisfação de celebrar a formação das primeiras turmas. Bernardo Peixoto fez uma retrospectiva da criação do programa, que foi inspirado numa parceria entre a Faculdade Senac PE e o Porto Digital que ofereceu bolsas gratuitas para jovens em situação de vulnerabilidade social no curso de ADS em 2020. “A iniciativa surgiu a partir da preocupação de melhorar a vida dos jovens e proporcionar oportunidade de formação para os egressos de escola pública. Fomos atrás de parceiros e conseguimos o apoio do Porto Digital. Hoje, estamos aqui felizes junto com vocês e suas famílias”, relembrou. Peixoto também comemorou as conquistas da turma ao longo deste período. “Fico feliz em ver que mais da metade já está empregada, a exemplo do Gabriel Mariz, que desde o primeiro período já começou a trabalhar e hoje é colaborador de uma empresa do Canadá”, exaltou, reforçando para os agora profissionais da área de tecnologia que a conclusão do curso era o início da nova caminhada para o futuro.

A aluna da Faculdade Senac, Myllena Oliveira, falou em nome dos 134  formandos. Ela relembrou o desafio para chegarem até aquele momento e o quanto estava feliz em viver toda a mudança que a formação proporcionou na vida de todos.  “Hoje, chegando no destino final, percebemos o quanto crescemos ao longo desses dois anos e meio. Deu certo para todos nós. Estamos desembarcando e fazendo acontecer. Houve trabalhos de faculdade que se tornaram soluções para grandes empresas, projetos validados pela NASA, network e o amadurecimento de todos os participantes”, disse emocionada. Myllena está atuando no mercado como analista de Qualidade de Software na empresa Avanade.

Gabriel Mariz, formando da Faculdade Senac e citado pelo presidente do Sistema Fecomércio PE, estava orgulhoso por ter participado da primeira turma do programa Embarque Digital. “Eu adquiri conhecimentos importantíssimos para minha carreira profissional, pois, além de ter aberto as portas para o mercado de trabalho, me proporcionou uma evolução pessoal muito grande. Cheguei na sala de aula sem saber nada e hoje posso estar contribuindo com soluções para grandes empresas”, afirmou.

Embarque Digital – O programa Embarque Digital é uma iniciativa realizada pelo Porto Digital, Prefeitura da Cidade do Recife e instituições de ensino superior, tendo a Faculdade Senac Pernambuco como uma das principais parceiras. A iniciativa dá oportunidade para que os estudantes egressos da rede pública possam fazer uma graduação em TI, gratuitamente. A meta do programa é ofertar duas mil vagas, em quatro anos. O prefeito João Campos, que prestigiou o evento de conclusão do programa, registrou a alegria daquele momento e recordou as palavras que havia dito na aula inaugural em 2021. “No primeiro dia em que estivemos juntos, eu pedi a vocês para não desistirem da caminhada e hoje estamos aqui comemorando, festejando este momento”, comemorou o prefeito, desejando sucesso aos novos profissionais.