Alunos do curso de logística realizam visitas técnicas para conferir processos de produção

25 junho, 2024

Os estudantes puderam conhecer na prática processos de transporte de animais vivos e produções automatizadas

Na primeira quinzena de junho, a turma do curso superior em Logística da Faculdade Senac esteve reunida para acompanhar de perto os processos de produção de três empresas, respectivamente: o abatedouro industrial Maria do Socorro, no município de Vitória de Santo Antão, Zona da Mata Sul de Pernambuco, a fábrica Bovisa, também em Vitória, que atua no setor de graxaria, processando subprodutos da indústria cárnica, e o Engenho Sanhaçu, na cidade de Chã Grande, igualmente na Zona da Mata.

Durante a primeira visita técnica, no abatedouro, os estudantes puderam conhecer na prática os processos de transporte de animais vivos e bem-estar animal, o layout das empresas de produção de carne, o armazenamento de produtos refrigerados para consumo humano e outras particularidades sobre a área de abate de animais. A experiência também proporcionou insights sobre cálculos de custos de produção e oportunidades de melhorias nesse tipo de indústria. O grupo, que está no 4º módulo do curso, foi recebido pelo médico veterinário Marcelo Ferreira Batista.

Já na segunda, realizada na empresa Bovisa, os estudantes conferiram um processo de produção completamente automatizado, quando foi apresentada a operação de mais de 20 toneladas por dia utilizando apenas o toque de um botão em um tablet.  Lá, os alunos também foram apresentados aos sistemas de embalagens Big Box (sacos de 1.6 toneladas). Os produtos fabricados são matérias-primas essenciais para a indústria cosmética e de rações para animais.

No final da tarde foi a vez de visitar o Engenho Sanhaçu, momento em que os alunos foram imersos nos processos de destilação para a produção de cachaça orgânica. Elk Barreto Silva, proprietária da empresa e responsável pelo setor comercial, explicou as estratégias digitais utilizadas para o marketing do produto e como o princípio da sustentabilidade tem sido implementado na cultura organizacional. Os visitantes aproveitaram as instalações para tirar fotos e registrar os momentos vivenciados dentro das adegas, frigoríficos e armazéns de produtos terminados.

O curso superior de Gestão de Logística está com inscrições abertas no site e para ter acesso basta acessar o link: https://www.pe.senac.br/vestibular/logistica.html#

A estrutura curricular do curso é alinhada com as exigências do mercado, capacitando o estudante para atuar nos setores de gestão de transporte, armazenamento, logística de negócios digitais, suporte ao departamento de compras de suprimentos, administração portuária e apoio ao comércio exterior, seja em empresas de pequeno, médio ou grande porte, seja na produção de bens ou prestação de serviços.